quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Trabalhar corpo e mente

Depois de remexer os quadris dançando forró na quarta-feira, nada melhor do que relaxar o corpo e a mente no dia seguinte.

Essa é a opção de alguns dos idosos do PMTI, que na quinta-feira de manhã praticam a Ioga. As aulas são compostas de técnicas respiratórias, de concentração e de relaxamento, que ajudam a retardar o envelhecimento e atenuar algumas características da terceira idade, como a perda de músculos, problemas de postura e complicações cardiovasculares.

Quem pratica de maneira regular verá os distúrbios leves desaparecerem (digestão melhor, sono mais tranquilo, dores musculares aliviadas), e serão exercitadas a concentração e a memória.


Carmelita Fialho e Benvida Gomide são adeptas desse conjunto de técnicas que surgiu na Índia há mais de 3.000 anos. Elas ainda são novatas, assistiram a três aulas, mas já sentem os benefícios proporcionados pela Ioga. As duas concordam que os exercícios fazem muito bem para o corpo e a mente, melhoram a concentração, o equilíbrio mental e a respiração. Além desses benefícios, Carmelita e Benvinda disseram que a Ioga colabora com o alongamento e o fortalecimento muscular, o que previne as quedas, muito comuns nessa idade. Os exercícios são fáceis e, a cada aula, os alunos se sentem mais confortáveis para praticá-los.

A terceira idade não é impedimento às coisas boas da vida, é o momento de atingir a plenitude. Envelhecer de forma saudável é possível. A Ioga é praticada nas terças e quintas-feiras, às 8horas. Nunca é tarde para adquirir novos hábitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário