domingo, 12 de setembro de 2010

Um papo com a responsável pelo sucesso do "Forró da Vila"

O A Hora do Chá entrevistou a responsável pela organização do forró oferecido pelo Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI), Ivones Martins de Oliveira.

Durante o papo percebemos que Ivones atua em diversos papéis em seu ‘trabalho’ nas Casas 6 e 7 da Vila Giannetti: ela é mãe, amiga, parceira e conselheira dos dançarinos. Talvez seja a receita do sucesso do forró!


1) Ivones, qual a imagem que você tem dos idosos com os quais convive?

São pessoas muito ativas. Envolvidos com muitas coisas, animados, participativos.
Convivendo com eles eu percebi que mesmo depois de 60 anos é possível ter muita energia, pique, vontade de viver e de fazer coisas diferentes, se divertir. Eu conheço casais que vivem juntos há 40, 50 anos e são muito felizes. São experiências que só vendo e vivendo para acreditar.

2) Como é a sua relação com eles?

É muito boa! Eles são muito agradáveis, me respeitam muito, são carinhosos. Temos uma relação de confiança. Às vezes eles me procuram para pedir conselhos, para contar as coisas da vida. Eu me sinto muito bem em ser tratada assim. E o que eu aprendo eu levo para a minha casa, para a minha família.

3) Ivones, durante esses 2 anos organizando o forró da Vila você deve ter vivido momentos muito marcantes. Gostaríamos que você contasse algum desses momentos.

Ah! São muitos momentos legais, a cada dia que passa é uma nova história. Mas tem uma que eu adoro contar...
Em dezembro do ano passado (2009), nós organizamos uma confraternização para finalizar o ano e nos despedirmos. Fizemos uma festinha de amigo oculto em que cada participante teria que presentear o amigo sorteado com algo que custasse entre R$3,00 e R$5,00. Colocamos esse limite de valor para que todos pudessem participar da brincadeira.
No entanto, um dos participantes quebrou a regra e presenteou a sua amiga oculta com uma calça que custava uns R$80,00. Ele se justificou assim: “Eu sei que o valor é entre 3 e 6 reais, mas eu tinha que dar um presente à altura do quanto eu gosto dessa pessoa. Ela é a mulher mais bonita do PMTI (Programa Municipal da Terceira Idade)!”, ao ouvir a explicação eu não resisti e sorri...
Esse dia foi muito gratificante porque serviu para unir e tornar o grupo do forró mais forte.
Uma coisa que eu também gosto de contar são as histórias de amor! Nesses 3 anos do projeto já vi muitos casais de namorados, apaixonados, e surgiram 2 casais que resultaram em casamento! Mesmo depois dos 60, eles têm um fogo, uma vontade, e não têm medo nenhum de se envolver com novos parceiros e de casar. Um dia desses, um dos ‘senhores’ me falou que eu tinha que arrumar alguém para mim... “Homem não pode ficar sozinho, não! Senão fica pensando em coisas ruins!”
Eu acho que o tempo se encarrega da vida.

4) O que você deseja para a sua melhor idade?

Ah! Eu queria ter uma terceira idade igual ao do pessoal que freqüenta o PMTI: animada, ativa, eu quero viver cada segundo como se fosse o último.


O A Hora do Chá parabeniza Ivones pelo ótimo trabalho no PMTI e convida nossos leitores a se inspirarem em histórias como esta!


Um comentário:

  1. Ótimo projeto! Os idosos de Viçosa tem muito o que se divertir de maneira saudável. Parabéns!

    ResponderExcluir