sábado, 30 de outubro de 2010

Animadas e independentes!

As entrevistadas da seção “Na Reta da UFV” de hoje se revelaram mulheres animadas e independentes.

Maria Melo já está na terceira idade, mas seu ritmo e ânimo são os mesmo de quando era uma adolescente. Além das caminhadas pela reta, que já fazem parte de sua vida há mais de 20 anos, ela é integrante de um time de vôlei, existente há 35 anos, que se reúne quatro vezes na semana para praticar o esporte em um Clube da cidade. Maria também faz natação, e a rotina quase atlética dela inclui, ainda, os cuidados com a casa.

Mãe de três filhos e avó de um netinho, Maria conta que, hoje, sua prioridade é o lazer. Aposentada, ela não quer se prender a horários. “Hoje eu ia caminhar mais cedo, mas passei na casa de uma amiga para fazer uma visita. Não quero compromissos.”

Quando perguntada sobre a chegada da terceira idade, Maria disse que as mudanças foram poucas. Ela também revelou que conquistou independência e, por isso, essa está sendo a melhor fase de sua vida. Ouça:



A rotina das amigas Graça e Rita também é agitada. Graça sai da loja em que trabalha direto para a caminhada. Só dá tempo mesmo de ligar para a amiga Rita para avisar que está chegando.

Elas caminham até o Pavilhão de Ginástica, o PVG, onde praticam aeróbica, localizada e um relaxamento para encerrar as atividades. Os exercícios só não são feitos na quarta-feira, dia em que Graça e Rita freqüentam o grupo de oração “Resgate”.

As amigas, que tem filhos morando em diferentes lugares do país, revelam que viajam muito, e adoram. Mas os destinos das viagens não são apenas visitas aos parentes. Maria e Rita fazem parte do “Clube da Vovó”, um grupo formados por mulheres da terceira idade, que realiza viagens anuais para diferentes localidades do Brasil.


Deixe que a animação e a alegria façam parte da sua vida! Siga o exemplo dessas mulheres ativas e independentes, e de todas as outras pessoas que já passaram pela nossa seção "Na Reta da UFV"!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"Coloca assim: Dona Felicidade"

Para preservar a discrição, o casal entrevistado preferiu não se identificar com os nomes verdadeiros, nem tirar fotos. Leia esta nova matéria do "E viveram felizes para sempre",  que tem como personagem principal a Dona Felicidade.




Você gosta de sorrir? Você cuida da sua saúde? Economiza nos papos sobre acontecimentos ruins e dá mais valor às risadas compartilhadas com os amigos?

É assim que Dona Felicidade define a sua alegria de viver, compartilhada com o parceiro que a acompanha há 4 anos.

Quem vê o casal, não imagina que já passam da terceira idade. Ela tem 72 anos e ele, 86, mas a aparência é de muitos anos a menos. Há quem pergunte "o que vocês fazem? Qual o segredo?". É mesmo de surpreender! Segundo eles, nenhum dos dois fumam ou consomem bebidas alcoólicas e mantém uma vida sadia e alegre. Confira as dicas:



Os dois são aposentados e durante a semana, para gastar o tempo, participam de diversas atividades. Saem com os amigos nos finais de semana, praticam exercícios físicos, frequentam o PMTI. Ela ainda faz aulas de violão!

Ele, mais tímido e quieto, demonstrou ser um homem muito apaixonado pela companheira, e nos admitiu que quando a conheceu, pensou que era "areia demais" pro seu caminhão!

Os dois se conheceram por intermédio de uma amiga que tinham em comum. Na época, ele estava viúvo há 6 meses e ela, depois de um casamento que durou 11 anos, estava solteira há 3 anos. Ele sentia-se muito solitário com a perda da primeira esposa, enquanto ela estava acostumada com a vida independente que levava.



Depois do encontro promovido pela amiga, a conversa foi o primeiro passo para descobrir as afinidades entre os dois e semear as sementinhas do amor que hoje mentém unido o casal.

Que tal se permitir sair de casa, conhecer alguém especial e, quem sabe, encontrar uma companhia para alegrar essa fase da vida?
Cuide do sorriso, do seu corpo e leve coisas boas para as outras pessoas!
Fica a dica do A Hora do Chá!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conheça um casal que está junto há mais de 40 anos!

A seção "E Viveram Felizes Para Sempre!" traz mais uma história de amor para você. Conheça um pouco mais do casal Maria das Graças e Adão.

Foi em uma praça que Maria das Graças e Adão se viram pela primeira vez e se encantaram um pelo outro. De lá pra cá, os dois não se desgrudaram mais. Namoraram por dois anos e logo decidiram se casar. A união já dura 43 anos e trouxe bons frutos. Eles tem três filhos e três netas, que estão sempre presentes na vida do casal.

Maria das Graças e Adão

O casal conta que na época em que se conheceram o namoro era bem diferente e mais complicado. Eles não conseguiam ficar sozinhos, e os abraços e beijinhos eram sempre fiscalizados pelos pais. "Meu pai era muito bravo e vigiava, mas a gente dava um jeito", conta Maria das Graças.

Hoje, Adão é aposentado e Maria cuida da casa. Para passar o tempo, ela gosta de ir à missa e ele adora um passeio. Mas o programa preferido do casal acontece toda quarta-feira à noite, quando Maria das Graças e Adão vão para o forró do PMTI. Eles estão na dança há três anos e Adão diz se sentir até mais novo desde que começou. Maria adora o forró e brinca: "Sem saber, mas eu danço". Adão acha graça, mas discorda da mulher: “Quando começou esse negócio da Terceira Idade, ela aprendeu a dançar e dança direitinho”.

Quer saber o segredo para tantos anos juntos? Maria das Graças e Adão contam:



Semana que vem, o A Hora do Chá trará outras histórias de amor. Conte-nos a sua também!


domingo, 17 de outubro de 2010

O segredo de uma vida feliz

Nesta semana, a equipe do A Hora do Chá esteve novamente na Reta da UFV (confira o primeiro post aqui) para conversar um pouco mais com o nosso público.

Entre tantos que caminhavam pela Universidade, conhecemos Edna Alves. Ela tem 52 anos, é mãe de quatro filhos e, recentemente, comemorou Bodas de Pérola. Ela nos contou que no dia do aniversário das Bodas algo mágico aconteceu: O nascimento da sua primeira netinha! A alegria foi tanta que a comemoração dos 30 anos da união de Edna e seu marido foi adiada para que a mais nova integrante da família pudesse ir à festa.

Edna adora livros e uma boa conversa. Ela diz se sentir privilegiada pela qualidade de vida que tem. Além da caminhada, Edna pratica pilates e mantém uma alimentação saudável. O relacionamento com a família é ótimo e o trabalho que realiza também lhe proporciona muitas coisas boas. “Eu trabalho em uma ONG. O meu trabalho me é muito prazeroso, e acho que isso ajuda muito na qualidade de vida, na questão de se sentir bem, de estar fazendo alguma coisa que vai ajudar alguém. A ONG se chama Rebusca, e atende 300 crianças, de dois a dezessete anos."

Edna não acredita que a terceira idade possa ser a melhor idade. Mas ela diz que a fase traz alegrias e tem que ser curtida. Ouça a opinião da nossa entrevistada:



Faça como Edna! Mantenha hábitos saudáveis, cultive bons relacionamentos e aproveite a sua idade da melhor forma possível!


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Viver um novo amor com mais de 60 anos. Duvida? Conheça esta história!

Estreia nesta matéria a seção E foram felizes para sempre!, que promete publicar aqui histórias de amor que são de inspirar qualquer pessoa!

O que fazer quando pinta a paixão, o coração bate forte e dá vontade de juntar-se a alguém, mesmo após os 60?
José Nolasco e Maria Teixeira da Silva, ambos viúvos,  não resistiram às batidas do coração e se permitiram viver um romance que já dura 4 anos!

O carinho entre o casal contagia qualquer um e com a equipe do A Hora do Chá não foi diferente: fomos ao forró do Programa Municipal da Terceira Idade para entrevistá-los.

"Como vocês se conheceram?". Entre risadas, o casal nos respondeu que foi amor à primeira vista. No momento em que os olhos de Maria fitaram José, em uma rua qualquer do bairro de Ramos, ela não esperou outra oportunidade e deu um jeito de convidá-lo para sair. Ele aceitou o convite, e, após o encontro, ela lhe confessou:

- Olha, eu estou gostando docê!


Aaah! Simples assim! E a partir de então começou o namoro.

Apesar de os dois já terem constituído outras famílias no passado, os filhos nunca se posicionaram contra o novo relacionamento e sempre deram muito apoio.

Entrar na terceira idade, para eles, não implicou qualquer mudança em suas vidas. Ao longo dos anos, para cuidar da saúde, passaram a se alimentar bem e a fazer exercícios físicos, como dançar forró, caminhar, entre outras atividades. E eles garantem que um cuida do outro!

Os dois são aposentados e para aproveitar o tempo, o que fazem? Ao som de risadas, nos contaram que gostam de fazer NADA! 

"Vocês gostam de estar nesta fase da vida?"



E, sinceramente, vai uma dica para quem hoje é jovem: ter uma companhia ao seu lado na terceira idade faz toda a diferença. Ouça na voz de José:




"Ter um amor é tudo, ter uma companhia é muito bom. Mas os dois têm que estar de acordo. Mas têm muitos homens e mulheres afim de estragar eu mais ela. Mas ela não liga e eu não ligo, porque a minha vida é a vida dela."

José e Maria ficaram acanhados com a câmera!

Gostou da história do casal? O A Hora do Chá trará muitas outras para você! Continue nos visitando, e, se tiver uma história para nos contar, deixe o seu contato!

Até a próxima!


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Confira a agenda do Centro de Lazer Para Melhor Idade neste mês!

Não sabe o que fazer para sair da rotina, fazer uns programas diferentes, conhecer outras pessoas?

O A Hora do Chá publica para você o que o Centro de Lazer Para Melhor Idade oferece em sua programação neste mês. Confira abaixo:

Toda sexta acontece a noite dançante, das 18h às 21h30. O valor da entrada é R$2,50 para sócios e R$5,00 para não-sócios.

Apresentações musicais de:
08/10 – Sid e Sidney
15/10 – Marcos e DiCastro
22/10 – Trio Uai Tchê
29/10 – Valdinho Trem Mineiro

Para quem curte um programa mais tranquilo, às terças acontecem as sessões de bingo, às 16h. Às quintas-feiras o grupo de oração se reúne às 20h.

E neste sábado, dia 09, uma palestra sobre Qualidade de Vida será ministrada por Eva Queiroz a partir das 17h, no Espaço de Eventos do Centro de Lazer. A entrada é franca!

Não fiquei parado, aproveite bem o seu tempo e escolha o programa que lhe interessar!


quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Visite o Centro de Lazer Para Melhor Idade!

A equipe do A Hora do Chá fez uma visita ao Centro de Lazer Para Melhor Idade. Administrado por Rosemeire Queiroz, o local oferece diversas opções de atividades ao público idoso de Viçosa.



Rosemeire Queiroz


O espaço é grande e conta com Salão de Festas, onde ocorrem bailes, palestras e recepções; Salão de Jogos, local em que os associados jogam baralho, xadrez, dominó e bingo; Cantina, com serviço de self-service para o café da manhã e o lanche da tarde; Ateliê de Artes, com cursos para aprendizagem e aperfeiçoamento de tricô, bordado, pintura e outras atividades artesanais; Salão de Beleza, que oferece cuidados com cabelos, pés e mãos para quem está na melhor idade; além de Sala de Informática e Biblioteca bem equipadas.

O Centro oferece, de segunda a sexta-feira, diversas Atividades Físicas e Danças, como alongamento, jump, pilates e dança de salão, sempre com o acompanhamento de profissionais da área. Quem está na melhor idade pode fazer tratamentos avançados com estética facial e corporal e com variados tipos de massagens. O turismo também faz parte das opções oferecidas pelo Centro: duas viagens já estão programadas.


As sextas-feiras são dedicadas à Noite Dançante, que tem início às 18h e se encerra às 21h. A cada semana o baile é embalado por uma banda que toca forró e músicas dançantes. A entrada é aberta para sócios e não-sócios, e o valor varia entre os dois tipos de público: quem é sócio paga R$2,50 e quem não é sócio paga R$5,00. A Hora do Chá esteve presente na festa para ver se o baile é animado mesmo: à medida em que mais convidados chegavam, a alegria e animação tomaram conta do espaço durante a apresentação do “Trio Uai Tchê”. Os casais não perderam o pique e só pararam de dançar para trocar de par!

Para fazer parte do Centro é preciso se associar à empresa e pagar uma anuidade. Depois de ser tornar um sócio, o cliente tem direito a fazer avaliações físicas gratuitas em todas as atividades oferecidas e escolher as aulas que mais lhe interessarem. Depois disso, é só pagar uma taxa mensal para cada aula escolhida. Os grupos são de no máximo seis pessoas e divididos de acordo com a idade para facilitar o aprendizado.

Para mais informações:
Endereço: Praça Silviano Brandão, nº 48, Centro
Telefone: 3892-4400
Email: centro.lazer@gmail.com

Saia de casa e faça uma visita ao Centro!

Você conhece o Conselho Municipal do Idoso?


A equipe do A Hora do Chá descobriu mais um recurso à disposição da melhor idade de Viçosa: o Conselho Municipal do Idoso (CMI).

O CMI está vinculado à Secretaria de Assistência Social e seus principais objetivos são acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços de assistência social prestado à população idosa pelas entidades não governamentais e governamentais. O Conselho também trabalha na tentativa de formular e reestruturar a política municipal do idoso, fixando prioridades para consecução de ações, pesquisas e aplicação de recursos.

Ele existe desde 2008, é presidido por Luzia Borges e colabora na luta e defesa dos idosos de Viçosa.

O número de idosos na cidade, hoje, representa 13% da população, segundo dados fornecidos por Luzia Borges. Ela afirma que, nesses dois anos de início dos trabalhos, o CMI já recebeu 140 denúncias de maus tratos aos idosos.

Se você precisar procurar pelo CMI, vá à Casa 06 da Vila Gianetti, onde também acontece o Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI). As reuniões do Conselho são realizadas na primeira quarta-feira de cada mês, às 15h.

Para acompanhar o trabalho realizado pelo CMI, visite o blog: http://cmivicosa.blogspot.com/.

Fique atento para a defesa de seus direitos!

Novidades!

Você conhece o twitter do A Hora do Chá?
Entre no link https://twitter.com/ahoradocha para acompanhar notícias rápidas e curtas a respeito da terceira idade!
Lá postamos notícias nacionais, recados e outras novidades que interessam a vocês!

Acompanhe!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Um programa barato e que faz bem para o corpo! Estamos falando da caminhada pela Reta da UFV

A melhor idade chega de repente e temos que viver essa fase da vida com o mesmo cuidado dos anos anteriores. Cuidar da saúde, fazer amizades, ter uma companhia, amar, conversar...

Para levar o blog até o nosso público, o A Hora do Chá foi à Reta da UFV no finalzinho da tarde, horário em que há muitas pessoas caminhando.

Conhecemos Irineu Franco: enquanto caminhava sem perder o ritmo, ele nos contou o que faz para se exercitar e receber a terceira idade com o corpo em forma!
Confira: 


Seu Valdeci, um coroa simpático e muito tranquilo, não acha que a terceira idade seja a melhor idade. Ele é aposentado e ainda trabalha. Para manter a boa saúde, caminha na reta e anda de bicicleta. Escute um trecho do nosso papo com o seu Valdeci abaixo:



Você já pensou em ter um casamento de mais de 40 anos com a mesma pessoa?
Conhecemos um casal que caminhava juntos pela Reta, Laede e Marcília. Ele, calmo e cauteloso; ela, enérgica e animada. Nos contaram sobre sua rotina, o que fazem durante a semana e o que acham da terceira idade. 
Confira o nosso papo:



Agora o A Hora do Chá, inspirando-se na história de casais apaixonados como este, vai manter um marcador com diferentes histórias de amor que encontrarmos pelas ruas de Viçosa. Sinta-se convidado a acompanhar e a nos contar a sua história também! Até a próxima!